Marco histórico: Paraíba realiza primeiro transplante cardíaco pediátrico

Adolescente de 14 anos, natural de Santana dos Garrotes, foi submetido a transplante inédito no Hospital Metropolitano
COMPARTILHE:
Paraíba realiza primeiro transplante cardíaco pediátrico

O Governo da Paraíba realizou, na última sexta-feira (21), o primeiro transplante cardíaco pediátrico da rede estadual de saúde. O procedimento, feito pelo SUS no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, beneficiou um adolescente de 14 anos do município de Santana dos Garrotes, diagnosticado com displasia arritmogênica do ventrículo direito.

Segundo a cardiologista Roberta Barreto, o paciente era acompanhado desde os 13 anos. “Ele nasceu com essa doença genética e desenvolveu complicações ao longo da vida. Ano passado, precisou implantar um cardiodesfibrilador por conta da arritmia, mas já sabíamos que, em algum momento, o transplante poderia ser necessário”, afirmou.

O transporte do adolescente para João Pessoa foi feito pelo Grupo de Resgate Aeromédico da Paraíba (Grame), utilizando aeronave do Corpo de Bombeiros. A captação do órgão ocorreu no Hospital de Trauma de Campina Grande, com apoio do helicóptero Acauã e do Grupamento Tático Aéreo da Polícia Militar, marcando a primeira ação da parceria entre as Secretarias de Saúde e Segurança.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho, destacou a agilidade no processo. “Todo o processo, da inclusão na lista até a realização do transplante, levou menos de 30 dias, já que conseguimos zerar a fila de espera no fim de setembro”.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Série C 2026 definida: veja os 20 clubes que disputarão a competição

Série C 2026 definida: veja os 20 clubes que disputarão a competição

Com rebaixamentos da Série B e acessos da Série D, a Série C do Campeonato

Próximo
Com articulação junto a prefeitos e presença em agendas, Adriano mergulha na pré-campanha de Lucas

Com articulação junto a prefeitos e presença em agendas, Adriano mergulha na pré-campanha de Lucas

Segundo o vice-governador, Adriano terá papel central nas articulações e é

Você também pode gostar