PL de Sílvia Benjamin promove combate à pedofilia na Paraíba

Foi protocolado essa semana na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Projeto de Lei 5751/2025, de autoria da deputada estadual Sílvia Benjamin (Republicanos), que prevê a criação do Programa Estadual de Prevenção ao Crime de Pedofilia Cibernética. A proposta busca fortalecer as ferramentas de proteção às crianças e adolescentes no ambiente digital, diante do avanço das tecnologias e do aumento de riscos nas redes sociais, aplicativos de mensagens e demais plataformas virtuais. O texto deverá ser apreciado em plenário nos próximos dias.

De acordo com o projeto, o programa tem como finalidade produzir, integrar e sistematizar dados, ampliando a capacidade do Estado de monitorar, prevenir e combater crimes de exploração sexual infantojuvenil na internet. A proposta prevê ainda a criação de um cadastro estadual com domínios e endereços digitais identificados como disseminadores de conteúdos ilegais ou que incentivem práticas criminosas contra menores. A justificativa do PL reforça dados recentes que mostram o alto número de brasileiros conectados a dispositivos móveis, mais de 167,5 milhões de pessoas, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e menciona tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, como a Convenção de Budapeste, dedicada ao enfrentamento de crimes cibernéticos.

De acordo com Sílvia Benjamin, a atuação do poder público precisa acompanhar a velocidade das transformações tecnológicas. “O ambiente virtual, hoje essencial para estudo, lazer e socialização, também se tornou um espaço onde criminosos encontram meios sofisticados de atuação. Estamos falando de crianças e adolescentes que acessam a internet diariamente e acabam expostos a todo tipo de violência. Precisamos de políticas públicas modernas, eficazes e alinhadas às diretrizes internacionais de proteção da infância. O Programa Estadual fortalecerá a rede de proteção, estimulando cooperação, produção de relatórios públicos e avaliação contínua das políticas de combate à pedofilia na internet”, enfatizou a parlamentar.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
João Azevêdo troca comando do Hospital de Trauma de Campina Grande

João Azevêdo troca comando do Hospital de Trauma de Campina Grande

Novo diretor é genro do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino,

Próximo
João detalha conversa com Leo Bezerra que culminou em saída da presidência do PSB em João Pessoa

João detalha conversa com Leo Bezerra que culminou em saída da presidência do PSB em João Pessoa

Governador afirmou que teve conversa direta com o vice-prefeito e reiterou que

Você também pode gostar