Luiz Carlos Rodrigues dos Santos foi condenado, nesta segunda-feira (17), a 40 anos de prisão pelos crimes de feminicídio, tentativa de homicídio, cárcere privado e posse ilegal de arma de fogo. A sentença foi proferida no final da tarde, após julgamento realizado no 1º Tribunal do Júri de João Pessoa, presidido pelo juiz Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior.
O réu foi responsabilizado pela morte de Mayara Valéria de Barros Ramalho Lemos, gerente administrativa do restaurante Girau, localizado na praça de alimentação do Mangabeira Shopping. Ele também foi condenado por tentar matar Daniel Sales de Miranda e manter Vinícius Valdevino dos Santos em cárcere privado no mesmo local. O crime aconteceu no dia 12 de janeiro de 2024.
Segundo o Ministério Público, Luiz Carlos premeditou o ataque. Dias antes, ele havia participado de uma entrevista de emprego no restaurante onde a vítima trabalhava. Na data do crime, ele voltou ao local armado com um revólver calibre 38 e 44 munições. Durante a abordagem, sob o pretexto de falar sobre a vaga, sacou a arma e efetuou vários disparos contra Mayara, que foi atingida inclusive pelas costas.
O réu alegou ter agido por “desespero” e disse que foi ao shopping “cobrar uma oportunidade de trabalho”. O MP considerou o crime cometido por motivo fútil, sem chance de defesa para a vítima, e com extrema violência. Luiz Carlos foi condenado com base em diversos artigos do Código Penal e na Lei dos Crimes Hediondos.