O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) alertou para o aumento de crimes ambientais em João Pessoa e na Região Metropolitana, citando dados do Ranking Nacional dos Municípios 2025. O parlamentar destacou que a capital caiu 165 posições no índice de Desmatamento Ilegal, ocupando agora a 354ª colocação.
“Antes de olhar para o mundo, a gente precisa olhar para o que está acontecendo aqui. Em João Pessoa e na Paraíba, a gente vê crimes ambientais, rios sendo poluídos, áreas sendo desmatadas, a Serra do Teixeira queimando, porque alguém decidiu que a natureza pode ser usada, ferida e descartada” condenou.
Durante a COP30, que ocorre no Brasil, Ruy cobrou responsabilidade das autoridades e da população diante da crise ambiental. “A responsabilidade é dos dois lados. O poder público precisa fiscalizar mais, punir e proteger de verdade. A população também precisa entender que cada gesto conta, do lixo na praia ao silêncio diante do errado. Antes de olhar para o Brasil e o mundo é preciso fazer a nossa parte” afirmou. O deputado participou da COP27, no Egito, e foi um dos primeiros a defender a realização da conferência em solo brasileiro.