O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) defendeu nesta terça-feira (4) o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), ao comentar a situação crítica enfrentada pela saúde do município, que sofre com atrasos salariais.
Segundo Romero, que já foi prefeito duas vezes da cidade, a gestão enfrenta dificuldades por tentar oferecer mais do que os recursos permitem.
“Você tem que ter muita precaução, tem que ter muito cuidado, porque às vezes você quer oferecer serviço demais, porque também tem um ditado que as pessoas dizem. Saúde não tem preço, mas ao final tem um custo. Você precisa bancar e arcar esse custo”, disse.
O parlamentar informou que recursos federais foram enviados para ajudar a prefeitura.
“A gente, claro, está preocupado com a situação, tentando ajudar, destinando recursos. E eu acho que o Bruno está fazendo um esforço para equacionar essa situação. E a gente aguarda que seja equacionado no tempo mais rápido possível. Começaram a ser liberadas agora já, agora nossa mesmo foram liberadas assim, próximo aí de em torno de 10 milhões de reais”, afirmou.
Ainda de acordo com Romero, o sistema municipal está sobrecarregado pela alta demanda de pacientes de fora da cidade, enquanto a tabela do SUS permanece desatualizada.
“A gente sabe que a demanda é gigante. É como eu disse: as pessoas não sabem o custo do que é uma cirurgia. A tabela do SUS está aí há quase 20 anos sem ser atualizada. Acontece que alguém não quer fazer um procedimento porque não compensa. Um procedimento do SUS a 10 reais, a 20 reais… alguém vai fazer uma cirurgia a menos de cem reais? Não existe isso. Então, tem que ter uma complementação. E, nessa complementação, quando você oferece serviço demais, o cobertor se torna ainda muito mais curto”, disse.