Famup alerta para sufoco financeiro de 90% dos municípios paraibanos com gastos em saúde

Federação cobra reajuste nos repasses do SUS
COMPARTILHE:
Foto: Reprodução

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) alertou nesta semana que 90% das cidades paraibanas enfrentam dificuldades para manter os serviços de saúde por causa do aumento dos custos e da falta de reajuste nos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), que está há duas décadas sem atualização.

Segundo o presidente da Famup, George Coelho, embora a recente decisão do TCU tenha autorizado o uso de emendas de bancada para pagamento de pessoal, a medida não resolve o problema central.

“70% das emendas de deputados e senadores são relativas ao custeio da saúde. Isso é histórico e notório. Este ano, estamos enfrentando um problema muito grave. Essas emendas… tiveram mudanças significativas no uso e no custeio”, afirmou.

Coelho explicou que, embora a Constituição exija o mínimo de 15% da receita aplicada em saúde, muitos municípios estão ultrapassando esse limite com recursos próprios. “Tem municípios que estão gastando 30%, 35% com saúde, de recurso próprio. Temos aí duas décadas que o SUS não é reajustado”, disse.

A Famup defende a adoção de medidas estruturais por parte do Governo Federal. “Esperamos que haja uma melhora tanto na liberação desse recurso via emenda, como também que o Governo Federal faça com que tenha esse reajuste, tanto no SUS, como nos programas federais”, completou o presidente.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Ruy e ministro articulam 1% da receita da União para a Assistência Social

Ruy e ministro articulam 1% da receita da União para a Assistência Social

Iniciativa começa com 0,7% e envolve estados e municípios

Próximo
Receita do Estado apreende roupas vendidas sem nota em João Pessoa por meio de WhatsApp

Receita do Estado apreende roupas vendidas sem nota em João Pessoa por meio de WhatsApp

Segundo a Secretaria da Fazenda, os produtos eram vendidos cerca de 40% abaixo

Você também pode gostar