Comissão aprova projeto de Gervásio Maia que inclui o turismo na Política Nacional do Idoso

gervasio maia
Gervásio Maia (Foto: Divulgação/ Assessoria)

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 1.582/2024, de autoria do deputado Gervásio Maia (PSB-PB), que inclui o Ministério do Turismo entre os órgãos responsáveis pela formulação de propostas orçamentárias compatíveis com a Política Nacional do Idoso. A matéria segue agora para análise da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

O texto altera a Lei nº 8.842/1994 para reconhecer o turismo como instrumento de inclusão social, bem-estar e valorização da pessoa idosa, além de incentivar o desenvolvimento econômico sustentável.

“O turismo na terceira idade é mais do que lazer, é saúde, convivência e cidadania. É preciso garantir que o Estado apoie políticas públicas que promovam o envelhecimento ativo e a inclusão dos idosos na vida social”, afirmou Gervásio Maia.

Com a mudança, o Ministério do Turismo se soma às pastas de Saúde, Educação, Trabalho, Previdência, Cultura, Esporte e Lazer na elaboração de propostas orçamentárias voltadas à execução da Política Nacional do Idoso.

De acordo com o IBGE, 10,5% da população brasileira tem mais de 65 anos, e a ONU já coloca o Brasil entre os seis países com maior número de idosos no mundo. Para Gervásio Maia, o avanço do projeto é mais um passo na construção de políticas públicas que garantam qualidade de vida e participação ativa da população idosa.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Esquentou o clima entre os irmãos Morais e Veneziano

Esquentou o clima entre os irmãos Morais e Veneziano

George Morais tratou movimento de Veneziano como "desrespeitoso"

Próximo
Conselho da Câmara rejeita cassação de Eduardo Bolsonaro, que vive nos EUA desde março

Conselho da Câmara rejeita cassação de Eduardo Bolsonaro, que vive nos EUA desde março

Relatório que arquiva representação contra Eduardo Bolsonaro alega proteção por

Você também pode gostar