MPF cobra licenciamento ambiental de piscina flutuante em área de recifes em João Pessoa

Procurador da República aponta riscos à biodiversidade na APA do Naufrágio Queimado
COMPARTILHE:
Instalação de piscina flutuante para a competição esportiva Aquarace 2025, no mar da praia do Bessa, em João Pessoa

O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofícios com caráter de urgência à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (Semas) e à Sudema nesta sexta-feira (17), solicitando informações detalhadas sobre o licenciamento ambiental e a instalação da estrutura prevista para a prova Aquarace 2025, que integra o Paraíba World Beach Games. A competição está marcada para os dias 18 e 19 de outubro, na praia do Bessa, em João Pessoa.

    De acordo com o MPF, o evento esportivo está sendo organizado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Naufrágio Queimado, uma região marinha sensível, com presença de recifes de corais e espécies ameaçadas. O procurador da República Renan Paes Félix, que assina os documentos, deu prazo de 24 horas para que os órgãos estaduais respondam às requisições.

    A principal preocupação do MPF está na instalação de uma piscina flutuante de 25 metros, que será estabilizada com poitas de concreto ancoradas no fundo do mar. Segundo o procurador, há risco de danos aos recifes devido à falta de clareza sobre o método de fixação dessas estruturas. Ele destacou que lançar objetos sobre bancos de corais configura crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/98.

    O órgão federal solicita esclarecimentos sobre a existência do licenciamento ambiental, o plano de manuseio das poitas e a estratégia para remoção das estruturas após o evento. As informações devem ser enviadas via Portal MPF Serviços, para permitir a adoção de medidas imediatas, caso sejam identificadas irregularidades ou ameaça à biodiversidade marinha da APA.

    COMPARTILHE:

    Deixe o seu comentário

    Anterior
    Indústria da Paraíba mira mercado europeu em missão empresarial da FIEPB

    Indústria da Paraíba mira mercado europeu em missão empresarial da FIEPB

    Delegação paraibana participará do Business Booster, maior evento europeu de

    Próximo
    João Azevêdo transmite cargo para vice-governador Lucas Ribeiro

    João Azevêdo transmite cargo para vice-governador Lucas Ribeiro

    Lucas Ribeiro afirmou que manterá uma agenda intensa pelos próximos dias para

    Você também pode gostar