A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, nesta quinta-feira (16), durante sessão itinerante realizada em Sousa, o projeto indicativo de autoria do deputado Luciano Cartaxo (PT) que propõe a criação do “Passaporte Paraíba”, um documento simbólico para estimular o turismo no estado.
A iniciativa permite ao Governo do Estado implementar um passaporte turístico onde visitantes poderão registrar, por meio de carimbos personalizados, suas passagens por pontos turísticos paraibanos, como o Centro Histórico de João Pessoa, o Lajedo de Pai Mateus, o Pico do Jabre e o Vale dos Dinossauros.
Além dos carimbos, o livreto conteria informações sobre os atrativos culturais, históricos e naturais da Paraíba. Segundo Cartaxo, a proposta busca valorizar a identidade cultural e fortalecer o turismo como ferramenta de geração de renda.
“O Passaporte Paraíba é um convite para redescobrir o nosso estado, valorizando nossas riquezas e fortalecendo o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico e de identidade cultural. Além dos espaços para o carimbo, o passaporte teria informações sobre nossos pontos turísticos e a história do nosso estado”, afirmou o deputado.
Inspirada em um modelo já existente em Pernambuco, a ideia é disponibilizar o material gratuitamente em aeroportos, rodoviárias, CATs e outros pontos credenciados. O projeto também abre espaço para parcerias com entidades como a Fecomércio e a Abrasel, que poderiam oferecer benefícios a turistas que completarem o passaporte, incentivando o setor gastronômico e de serviços.