O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou na tarde desta segunda-feira (6) sobre a conversa telefônica que teve mais cedo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em publicação nas redes sociais, Trump confirmou o diálogo e afirmou que os dois trataram principalmente de temas econômicos e comerciais.
“Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o Presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”, escreveu Trump.
Mais cedo, o Palácio do Planalto já havia informado que Lula solicitou a revisão das sobretaxas de 40% aplicadas a produtos brasileiros e o fim das sanções contra autoridades brasileiras, como ministros do STF. Segundo o governo brasileiro, Trump indicou o secretário de Estado Marco Rubio para seguir nas negociações.
Lula e Trump também trocaram números de telefone e acertaram um encontro presencial nos próximos meses. Um dos cenários possíveis é a Cúpula da ASEAN, na Malásia. Lula ainda reforçou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém, em 2025.