O presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos) se reuniu neste sábado (5) com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a reitora da UEPB, Célia Regina, e pesquisadores da universidade para discutir o apoio à tecnologia paraibana que detecta metanol em bebidas alcoólicas com até 97% de precisão.
Durante a reunião, os pesquisadores apresentaram o avanço do projeto, que inclui um “canudo inteligente” capaz de mudar de cor ao entrar em contato com metanol, substância tóxica que pode causar cegueira e morte.
“É um projeto que pode salvar vidas. A UEPB está mostrando como a ciência pode responder a problemas reais, e nosso papel é garantir que esse tipo de iniciativa tenha apoio e recursos para avançar”, afirmou Hugo Motta.
O ministro Padilha elogiou a proposta e informou que o Ministério da Saúde vai avaliar formas de integrar a tecnologia às ações de vigilância sanitária.
“Essa tecnologia pode ajudar o país a combater a intoxicação por bebidas adulteradas. O Ministério da Saúde vai atuar de forma imediata com outros órgãos para apoiar essa iniciativa”.