Durante a inauguração do Museu da História da Paraíba, nesta sexta-feira (3), em João Pessoa, o governador João Azevêdo (PSB) afirmou que o investimento em cultura tem sido prioridade da gestão estadual. Segundo ele, a Paraíba tem aplicado cerca de R$ 80 milhões por ano no setor, com políticas públicas que envolvem preservação do patrimônio, formação cultural e democratização do acesso à arte.
“O nosso governo, meu e de Lucas, tem feito com que a Paraíba receba investimentos na ordem de 80 milhões de reais por ano em cultura. Porque nós entendemos isso. Cultura é o alimento da arte, é da alma. A arte alimenta a alma. A arte existe, já foi dito que a arte existe porque a vida só não basta.”
Para o governador, a cultura deve ser tratada como instrumento de identidade e consciência social.
“A gente tem que ter o tempo todo essa leitura de que é preciso oferecer isso à nossa população, principalmente no sentido maior da formação da nossa história, da nossa compreensão do que é a sociedade que nós somos. Então, a cultura faz parte disso. Investir constantemente em tudo que nós estamos fazendo…”
Azevêdo afirmou que a entrega do museu marca um novo capítulo para a memória cultural da Paraíba.
“Agora, eu acho que coroa, de certa forma, todos os investimentos da cultura: a devolução ao povo, exatamente do espaço que é do povo.”