Museu da Paraíba emociona família de Ariano Suassuna: “É como se a gente sentisse ele vivo”

O novo espaço cultural funciona no Palácio da Redenção — prédio histórico onde o escritor nasceu — e conta com dois ambientes dedicados exclusivamente à sua memória
COMPARTILHE:
Dona Zélia e sua filha Mariana Suassuna (Foto: Maurílio Júnior)

A viúva de Ariano Suassuna, Zélia Suassuna, 94 anos, e a sua filha Mariana Suassuna participaram emocionadas da inauguração do Museu da História da Paraíba, nesta sexta-feira (3), em João Pessoa. O novo espaço cultural funciona no Palácio da Redenção — prédio histórico onde o escritor nasceu — e conta com dois ambientes dedicados exclusivamente à sua memória.

O quarto onde Ariano veio ao mundo foi restaurado e transformado em um espaço de homenagem. O local agora abriga uma espografia voltada à infância e juventude do autor, apresentada de forma lúdica, com recursos como quadrinhos e mobiliário de época, para dialogar com o público jovem e escolar.

Durante a solenidade, Mariana Suassuna falou ao @blogmauriliojunior sobre a emoção de revisitar o espaço onde o pai nasceu e a importância do reconhecimento por parte da Paraíba:

“Muita alegria e emoção. É como se a gente sentisse ele vivo aqui perto da gente, né? Porque é um espaço de memória, né? Ele nasceu, nasceu mesmo aqui nesse quarto, né? Morou aqui nesse espaço. E aqui fica a história, né? e a história da Paraíba. Faz parte da história da Paraíba. Há 20 anos atrás, a gente veio aqui com ele. E aqui era um espaço de trabalho, do governo, um espaço do executivo. E ele ficou muito emocionado. A gente tirou até uma foto do quarto onde ele nasceu. O legado dele aqui nesse espaço. Então a gente está muito feliz, muito emocionada e muito em contato com a homenagem que o governo do Estado fez com a nossa família.”

Ela também falou sobre a relação do pai com a Paraíba e Pernambuco:

“Ele era muito querido. Ele era muito querido também em Pernambuco. E ele dizia o seguinte, que a Paraíba era o estado mãe e Pernambuco era o estado pai. Porque ele foi muito novo para Pernambuco e lá conheceu mamãe e todos os filhos nasceram em Pernambuco. Mas ele tinha um grande amor pela Paraíba, de onde ele nasceu. E esse espaço é uma homenagem que faz ainda mais esse vínculo dele com a Paraíba. Fortalece ainda mais esse vínculo com a Paraíba.”

Já a viúva de Ariano, dona Zélia Suassuna, preferiu não dar declarações longas por conta da emoção, mas disse estar feliz e grata pela homenagem. A entrega do museu foi marcada por momentos de grande simbolismo, especialmente ao reconhecer o espaço onde Ariano nasceu como patrimônio afetivo, cultural e histórico da Paraíba.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Vídeo: veja o que tem no novo Museu da História da Paraíba: arte, obras, memória e Ariano Suassuna

Vídeo: veja o que tem no novo Museu da História da Paraíba: arte, obras, memória e Ariano Suassuna

Governo da Paraíba investiu mais de R$ 11,5 milhões na modernização do prédio e

Você também pode gostar