Durante sessão na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (1º), o deputado paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) se posicionou contra o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. Para ele, a proposta injustamente transfere o peso da arrecadação para os mais ricos. “Não é justo. Isso é um escárnio com o suado dinheiro do contribuinte”, afirmou.
O parlamentar mencionou produtos de alto valor, como iPhones e automóveis, como exemplo de cobrança excessiva de impostos. “Pagamos o segundo iPhone mais caro do mundo. Todo mundo aqui anda de carro. Pagamos o carro mais caro do planeta”, reclamou, classificando a medida como populista e eleitoreira.
Gilberto Silva, que declarou mais de R$ 1 milhão em patrimônio nas eleições de 2022, incluindo imóveis, veículos e aplicações em LCI, disse que o governo deveria cortar gastos ao invés de criar novas formas de tributação sobre os mais ricos. “Será [com] o governo federal tendo vergonha na cara e reduzindo gastos? Ele quer fazer isso? Não”, criticou.
Apesar do tom contra a taxação dos mais ricos, o deputado votou a favor da chamada “PEC da Blindagem”, que dificultava investigações sobre parlamentares, provocando protestos em diversas partes do país.