Hugo Motta barra Eduardo Bolsonaro na liderança da Minoria e abre caminho para cassação

Deputado está nos EUA desde fevereiro e não retornou após fim do prazo de licença
COMPARTILHE:
Foto: Motta: Lula Marques/Agência Brasil | Eduardo: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, paraibano Hugo Motta (Republicanos), barrou a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a liderança da Minoria.

    A informação foi divulgada no Diário Oficial da Câmara desta terça-feira (23), uma semana após a oposição anunciar a indicação de Eduardo para a função.

    “Evidencia-se a incompatibilidade do exercício da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados pelo Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, visto que se encontra ausente do território nacional”, diz o parecer.

    Ao barrar indicação, o paraibano presidente da Câmara veta manobra que poderia livrar filho do ex-presidente Jair Bolsonaro de cassação por acúmulo de faltas.

    Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde fevereiro tramando contra o Brasil. Ele chegou a pedir licença do mandato em março, mas o prazo permitido para a ausência justificada terminou em julho.

    O parlamentar, no entanto, não retornou ao país — e, desde então, tem articulado maneiras de permanecer fora do território nacional sem perder a vaga na Casa.

    Na última terça-feira (16), a oposição na Câmara anunciou a indicação de Eduardo para a liderança da Minoria na Casa. A medida foi uma forma de tentar driblar a perda do mandato por faltas, e permitir que ele continue como deputado mesmo à distância.

    Segundo a Constituição, perde o mandato o parlamentar que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, a um terço das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada.

    COMPARTILHE:

    Deixe o seu comentário

    Anterior
    Prefeito de Pirpirituba confirma que suspendeu travessia urbana alegando drenagem que não há previsão de execução

    Prefeito de Pirpirituba confirma que suspendeu travessia urbana alegando drenagem que não há previsão de execução

    Apesar de ter gravado ao lado do Superintendente do DER, Carlos Pereira, o

    Próximo
    TJ da Paraíba julga hoje pedido de liberdade de Hytalo Santos e do marido; acompanhe

    TJ da Paraíba julga hoje pedido de liberdade de Hytalo Santos e do marido; acompanhe

    Casal está preso preventivamente no Presídio do Róger, em João Pessoa

    Você também pode gostar