Os docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovaram, nesta quinta-feira (18), o início de uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (22). A decisão foi tomada em assembleia da ADUEPB, com 96 votos favoráveis e 42 contrários.
A categoria cobra o pagamento do retroativo das progressões, denuncia descumprimento da Lei de Autonomia e afirma que a universidade vive uma crise orçamentária. A paralisação afetará todas as unidades da UEPB no estado.
Em nota, a Reitoria da UEPB disse que respeita a decisão soberana da assembleia e aguarda o envio oficial da pauta pelo comando de greve. A gestão reafirmou o compromisso com o diálogo junto ao Governo do Estado e com os sindicatos.
“Confiamos que, por meio da escuta qualificada, do respeito e do compromisso institucional, será possível alcançar encaminhamentos que contemplem os legítimos interesses da comunidade universitária e da sociedade paraibana”, afirmou a nota.
Confira a nota na íntegra
A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) respeita a decisão soberana da Assembleia dos(as) Docentes, realizada em 18 de setembro, e reconhece o papel fundamental do movimento sindical na defesa dos direitos da categoria e na valorização da educação pública.
Aguardamos o encaminhamento oficial da pauta de reivindicações pelo comando de greve da Associacão dos(as) Docentes da UEPB (ADUEPB) para que seja aberta a mesa de diálogos correspondente à deliberação da assembleia.
Reafirmamos nossa convicção de que o diálogo institucional com o Governo do Estado e com os sindicatos é o caminho mais consistente e produtivo para o avanço das pautas que envolvem o fortalecimento da Universidade e a valorização de seus profissionais. As negociações junto ao Governo do Estado seguem em andamento, com canais abertos e disposição mútua para a construção de soluções responsáveis.
Confiamos que, por meio da escuta qualificada, do respeito e do compromisso institucional, será possível alcançar encaminhamentos que contemplem os legítimos interesses da comunidade universitária e da sociedade paraibana.
Ressaltamos, ainda, nossa permanente preocupação com os(as) estudantes da UEPB, que são a razão de ser da instituição e merecem ter assegurado o direito a uma formação pública, gratuita e de qualidade, sem prejuízos em seu percurso acadêmico.
Por fim, reiteramos nosso compromisso inabalável com a defesa da UEPB como instituição pública, gratuita, regionalmente pertencida e socialmente referenciada pela
excelência.
Reitoria da UEPB