STJ define conflito de competência em ação de ex-jogador contra o ABC em recuperação judicial

Ministra Daniela Teixeira reafirmou que cabe ao juízo da recuperação conduzir execuções enquanto durar o processo
COMPARTILHE:
Foto: Rennê Carvalho/ABC

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na última quarta-feira (10/9) que a 23ª Vara Cível de Natal (RN) é a competente para conduzir execuções contra o ABC Futebol Clube, que está em recuperação judicial. A decisão foi tomada pela ministra Daniela Teixeira em uma ação de Conflito de Competência

    Conforme apurou o @blogmauriliojunior, o clube havia questionado medidas de constrição patrimonial determinadas pela Central de Apoio à Execução Trabalhista de Natal, alegando afronta ao chamado “juízo universal” da recuperação. A relatora reconheceu que tais atos violavam a competência do juízo da recuperação judicial.

    Segundo a decisão, cabe ao juízo da recuperação avaliar a essencialidade dos bens atingidos por medidas de cobrança, inclusive em relação a créditos extraconcursais. “Compete ao juízo da recuperação judicial avaliar a essencialidade dos bens atingidos por medidas constritivas”, destacou.

    Com isso, a execução dos créditos trabalhistas nos autos nº 0059800-05.2012.5.21.0009 ficará sob a supervisão da 23ª Vara Cível de Natal enquanto perdurar o processo de recuperação judicial do ABC. O processo em questão foi movido pelo ex-jogador Leandro dos Santos de Jesus, conhecido como Makelele, que cobra valores trabalhistas do clube potiguar.

    Em 2023, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região havia determinado a penhora imediata de créditos e valores destinados ao clube até a quitação de uma dívida de R$ 5,98 milhões com Makelele e outros cinco profissionais. No entanto, em julho deste ano, a 23ª Vara Cível prorrogou a suspensão das execuções por mais 180 dias, reforçando o chamado “juízo universal” da recuperação judicial.

    COMPARTILHE:

    Deixe o seu comentário

    Anterior
    Nelson Wilians, suspeito em esquema do INSS, ganhou título de cidadão paraibano das mãos de bolsonarista

    Nelson Wilians, suspeito em esquema do INSS, ganhou título de cidadão paraibano das mãos de bolsonarista

    Investigado por transações financeiras com empresários presos, Wilians acumula

    Próximo
    Lucas Ribeiro recebe apoio de Inácio Falcão e Fábio Tyrone em Campina Grande

    Lucas Ribeiro recebe apoio de Inácio Falcão e Fábio Tyrone em Campina Grande

    Lucas destacou o gesto como simbólico e agradeceu a confiança dos aliados

    Você também pode gostar