Aumento de deputados: com prazo se expirando, Hugo Motta retoma articulação por derrubada de veto de Lula

Congresso tem até 2 de outubro para decidir sobre veto presidencial
COMPARTILHE:
Hugo Motta e Lula – Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da Câmara, paraibano Hugo Motta (Republicanos), retomou articulações com PL e PT para tentar derrubar o veto do presidente Lula ao projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais, segundo a CNN. O Congresso tem até 2 de outubro para decidir, prazo que definirá se a medida valerá já para as eleições de 2026.

O estado da Paraíba pode perder duas das suas atuais 12 vagas na Câmara Federal e seis na Assembleia Legislativa com a redistribuição determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou os dados do último Censo do IBGE. O novo cálculo redistribui cadeiras de acordo com a população de cada estado.

O partido PL, de Jair Bolsonaro, já votou majoritariamente a favor do aumento de cadeiras e promete entregar mais 18 votos se Hugo Motta avançar com o projeto da Anistia. O PT, de Lula, também pode apoiar a derrubada do veto, apesar das divergências internas. Na primeira votação, 42 petistas apoiaram a proposta, 3 foram contrários e 11 se ausentaram.

O governo Lula enfrentou divisões internas sobre o veto. O Ministério da Fazenda defendeu a medida, alegando risco de violação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Já aliados políticos avaliaram que Lula deveria deixar o Congresso decidir. Segundo pesquisa Genial/Quaest, 85% da população desaprova o aumento no número de parlamentares.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Lucas Ribeiro recebe apoio de Inácio Falcão e Fábio Tyrone em Campina Grande

Lucas Ribeiro recebe apoio de Inácio Falcão e Fábio Tyrone em Campina Grande

Lucas destacou o gesto como simbólico e agradeceu a confiança dos aliados

Você também pode gostar