Um dia após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado, o mercado financeiro reagiu com queda. O dólar comercial recuou 0,71%, vendido a R$ 5,354 — o menor valor em mais de um ano. Já o Ibovespa caiu 0,61%, fechando em 142.271 pontos.
A desvalorização do dólar também refletiu a expectativa de cortes de juros nos Estados Unidos, cenário que vem fortalecendo moedas de países emergentes. “A expectativa pela volta do afrouxamento da política monetária do Fed continua enfraquecendo o dólar, fortalecendo o ouro e sustentando bolsas próximas a recordes. O real se beneficiou desse movimento”, avaliou Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad.
Na Bolsa brasileira, papéis de peso como Vale, Petrobras e grandes bancos recuaram, sinalizando saída de capital estrangeiro. “Normalmente a sexta-feira já tem pregão mais lento, mas hoje pesou a decisão do STF de ontem e principalmente os reflexos que teremos nos cenários político e internacional adiante”, disse Felipe Sant’Anna, da Axia Investing.
Parte do mercado, porém, minimizou a relação direta entre o julgamento e o desempenho da B3. “Vejo esse temor, mas as empresas americanas estão pressionando para tirar tarifas contra o Brasil. A queda de hoje tem muito mais relação com fluxos globais”, ponderou Gustavo Cruz, da RB Investimentos.