O novo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans, confirmou que o Ministério Público já trabalha com a previsão de realizar um novo concurso público para promotor de Justiça em 2026. A declaração foi dada durante entrevista na Arapuan, nesta quinta-feira (11/9), ao comentar o encerramento das nomeações do último certame.
Segundo Quintans, a lista de aprovados do concurso anterior foi totalmente esgotada nas gestões de Antônio Hortêncio e de Francisco Seráphico. Ele também lembrou que concursos da carreira exigem planejamento, pois possuem várias fases e podem durar até três anos.
A previsão leva em conta ainda o número expressivo de aposentadorias compulsórias que devem ocorrer até 2030, o que reforça a necessidade de renovação nos quadros da instituição.
Além disso, o procurador destacou que o concurso em andamento para servidores já nomeou os aprovados nas vagas obrigatórias, mas novas convocações devem acontecer nos próximos dois anos, conforme a rotatividade natural do serviço público.