A Paraíba foi destaque nesta quinta-feira (11) durante o evento internacional “Diálogos Formativos sobre Aprendizagem”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Brasília. Representada pelo secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, a comitiva paraibana apresentou uma série de programas educacionais que têm transformado a realidade dos estudantes da rede pública estadual, com reconhecimento nacional e internacional.
Entre as iniciativas levadas ao debate estão os programas Passe Livre Estudantil, Conexão Mundo, Geração Protagonista, Amanhã Digital e Primeira Chance. Os projetos foram desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) com foco em protagonismo estudantil, inovação tecnológica, intercâmbio internacional, acesso à escola e inserção no mercado de trabalho. A apresentação aconteceu durante o painel “O engajamento dos estudantes no Brasil – desafios e oportunidades”, que reuniu gestores educacionais, pesquisadores e autoridades de vários estados e países.
Durante sua fala, o secretário Wilson Filho ressaltou que a Paraíba hoje é exemplo de gestão criativa na educação e vem colhendo resultados concretos. “Temos atuado em diversas frentes para envolver os nossos estudantes, que são os grandes protagonistas do nosso trabalho. Só esta semana, conquistamos 14 troféus no Torneio Internacional de Robótica, no Chile. Temos um programa de intercâmbio com sete países e investimos fortemente em infraestrutura, laboratórios e equipamentos. O Passe Livre Estudantil foi criado a partir do diálogo direto com os alunos, que relataram dificuldades financeiras para ir à escola. Essas são respostas práticas que estão mudando a educação pública do nosso estado”, afirmou.
O ensino de robótica foi outro destaque citado por Wilson, que considera a tecnologia um instrumento de engajamento e permanência dos estudantes na escola. O secretário também enfatizou o apoio do governador João Azevêdo para a consolidação dessas políticas. “Estamos colhendo os frutos de um modelo que acredita na educação pública de qualidade e com foco na juventude”, completou.
O evento, promovido pela FGV, conta com apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Além de Wilson Filho, participam pela Paraíba as gerentes Neilze Cruz (Protagonismo Estudantil) e Léia Gonçalo (Gestão Pedagógica), que também têm papel estratégico na execução dos programas educacionais apresentados.