O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira (10) o repasse de R$ 500 mil ao Hospital Padre Zé, em João Pessoa. O recurso vem de uma emenda de bancada federal da Paraíba.
O anúncio foi feito em reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-presidente do hospital, Padre George Batista.
A unidade, referência no atendimento a pacientes carentes, vive crise financeira desde 2023, após denúncias de desvio de verbas públicas envolvendo o ex-diretor Padre Egídio de Carvalho.
Hugo Motta destacou que o apoio financeiro e institucional é um passo para a reestruturação da entidade.
“Tenho uma expectativa muito positiva de que o hospital vai se reorganizar e se reestruturar, inclusive com o apoio do Ministério, para garantir que, além dos serviços prestados hoje em dia, consigamos ampliar ainda mais esse hall de serviços de procedimentos que poderão atender cada vez melhor o povo da Paraíba”, disse Hugo Motta.
Já o Padre George classificou a reunião como um “divisor de águas” na recuperação do hospital.
“Hoje foi um dia histórico. Fomos acolhidos com carinho pelo presidente Hugo Motta e pelo ministro Padilha. Apresentamos toda a situação do hospital e, com fé em Deus e apoio político firme, vamos salvar essa instituição. Vamos não só dar um fôlego financeiro, como também crescer para melhor servir o povo paraibano”, destacou o padre.
O Hospital Padre Zé conta com 130 leitos ativos, sendo 100 de Cuidados Prolongados, únicos com essa habilitação na Paraíba. A previsão é chegar a 185 leitos até dezembro, com ampliação nas especialidades médicas.