PL de Daniella Ribeiro propõe ampliar Lei Maria da Penha para incluir assédio por PIX

Proposta da senadora paraibana amplia proteção contra violência psicológica feita por mensagens vinculadas a transferências
COMPARTILHE:
Crédito: Marcello Casal Jr Agência Brasil

A senadora Daniella Ribeiro (PP) apresentou nesta quarta-feira (10) um projeto de lei para incluir na legislação penal e de proteção à mulher a perseguição e intimidação feitas por meio de transferências eletrônicas, como o PIX. A proposta altera o Código Penal, a Lei Maria da Penha e a Lei de Combate ao Bullying.

    A iniciativa visa punir o uso recorrente de transferências com mensagens abusivas, prática usada para burlar bloqueios e continuar o assédio contra vítimas, especialmente mulheres. As mensagens ofensivas, mesmo com valores simbólicos como R$ 0,01, são tratadas como forma de violência psicológica.

    O texto também prevê que esse tipo de contato seja incluído como conduta proibida nas medidas protetivas, impedindo que o agressor utilize qualquer plataforma de pagamento para manter contato com a vítima. A prática passa a configurar agravante no crime de stalking.

    A proposta ainda inclui esse tipo de assédio no rol de violência psicológica infantil e bullying digital-financeiro, com foco na proteção de crianças e adolescentes. O projeto aguarda análise nas comissões do Senado.

    COMPARTILHE:

    Deixe o seu comentário

    Anterior
    Sousa sai na frente de rivais e define técnico para 2026

    Sousa sai na frente de rivais e define técnico para 2026

    Treinador campeão da Série C em 2010 chega ao Dinossauro para comandar o

    Próximo
    Denise Ribeiro aparece entre os 20 nomes mais lembrados para Assembleia Legislativa

    Denise Ribeiro aparece entre os 20 nomes mais lembrados para Assembleia Legislativa

    Com uma atuação reconhecida na área social, Denise Ribeiro tem se destacado pela

    Você também pode gostar