Audiência na Paraíba discute projeto que proíbe monetização de conteúdo infantil nas redes

Evento ocorre nesta quinta (11) na ALPB e deve reunir autoridades federais, especialistas e plataformas digitais para discutir regulação e proteção de menores na internet
COMPARTILHE:
Ruy Carneiro / Crédito: Divulgação

A Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria do Pilar, e a representante das Big Techs (Meta, Google, Discord, Amazon, Kwai e Hotmart) e Head de Relações Institucionais do Conselho Digital, Roberta Jacarandá, confirmaram presença na grande audiência pública sobre adultização de crianças e adolescentes idealizada pelo deputado Ruy Carneiro. O evento vai acontecer na próxima quinta-feira (11), às 14h, na Assembleia Legislativa da Paraíba, como parte das atividades da Comissão de Infância, Adolescência e Família da Câmara Federal, da qual o parlamentar é presidente.

    “É preciso avançar nos debates sobre a exploração infantil nos meios digitais e construir uma legislação efetiva que proteja a infância contra práticas nocivas e criminosas. O que temos visto nas redes sociais ultrapassa o limite da exposição e coloca em risco o desenvolvimento emocional e psicológico das nossas crianças”, afirmou Ruy ao celebrar a confirmação das convidadas.

    Também já confirmaram participação Ana Maria França, promotora do Ministério Público da Paraíba; Davi Tavares Viana, advogado especialista; André Canuto de Figueiredo, procurador do MPT e Vice-Coordenador Nacional da Coordinfância; Lavínia Magda Barbosa, psicóloga da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba; Rita de Cássia Viegas, médica pediatra do Conselho Regional de Medicina da Paraíba; e Alekssandro Maracajá, presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais-PB.

    O encontro ainda reunirá educadores, familiares e organizações civis, com o objetivo de aprofundar o debate sobre a exposição precoce e os riscos de exploração infantil, especialmente nos ambientes digitais. Além de consolidar o protagonismo da Paraíba em um tema de relevância nacional, a iniciativa também busca construir soluções legislativas, regulatórias e educativas que resguardem a integridade física, psicológica e social de crianças e adolescentes.

    Projeto de Lei

    Ruy Carneiro é autor do Projeto de Lei nº 3890/2025, que propõe a proibição da monetização e da promoção algorítmica de conteúdos produzidos por crianças e adolescentes em plataformas digitais, salvo em casos expressamente autorizados por lei.

    O PL estabelece regras rigorosas para atividades artísticas de menores na internet, como comunicação prévia ao Conselho Tutelar, contratos formais com cláusulas de proteção trabalhista e educacional, e criação de um cadastro oficial de artistas mirins. As plataformas que descumprirem essas normas estarão sujeitas a multas de até R$ 50 milhões, retirada imediata de conteúdo e responsabilização civil e administrativa, com agravamento em caso de reincidência.

    COMPARTILHE:

    Deixe o seu comentário

    Anterior
    Governo repudia ameaça dos EUA de usar força militar por julgamento de Bolsonaro

    Governo repudia ameaça dos EUA de usar força militar por julgamento de Bolsonaro

    Governo também criticou tentativas de instrumentalização de governos

    Você também pode gostar