No pronunciamento oficial do Dia da Independência, nesta noite de sábado (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o que chamou de “traidores da pátria” — políticos brasileiros que, segundo ele, atacam o país e defendem apenas interesses pessoais.
“É inadmissível o papel de alguns políticos brasileiros que estimulam os ataques ao Brasil. São traidores da pátria. A história não os perdoará”, afirmou o presidente, em um recado a aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), citado em investigações sobre articulações com o governo Donald Trump.
Lula também defendeu a soberania do país diante da pressão dos Estados Unidos. “Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém”, disse, sem citar diretamente o país norte-americano, que recentemente aplicaram um tarifaço a produtos brasileiros.
O presidente reafirmou o compromisso com o Pix. “O Pix é do Brasil. É público, é gratuito e vai continuar assim”. Em julho, o governo americano anunciou uma investigação que tinha o sistema de pagamentos brasileiro entre seus alvos.