A Prefeitura de João Pessoa deu início à implantação do projeto Smart City — Cidade Inteligente, com foco em segurança, mobilidade e gestão pública automatizada. A execução ocorre em parceria com a empresa Inovatec-JP, que agora conta com sede no Centro Histórico da Capital.
Entre as ações concretas já em andamento estão: instalação de 3 mil câmeras com reconhecimento facial, controle remoto da iluminação em LED, e semáforos automatizados. O sistema será utilizado por órgãos como Guarda Civil Metropolitana, Seinfra, Semob-JP e Defesa Civil.
A nova base operacional funciona no prédio cedido pela Caixa Econômica Federal, no entorno da Lagoa. O local também abrigará salas de monitoramento de risco, iluminação e trânsito. A Inovatec-JP prevê ainda a geração de até mil empregos e mil bolsas de inovação tecnológica.
“Um projeto para implementar tecnologias para aprimorar a qualidade de vida da população, buscando elevar o município a um novo nível em comparação com outras localidades, promovendo melhorias na qualidade da energia, com foco na economia e na sustentabilidade ambiental, e na segurança pública, por meio de uma cidade mais iluminada. Adicionalmente, o projeto inclui um sistema de monitoramento com três mil câmeras e uma plataforma de reconhecimento facial. Esta plataforma poderá, no futuro, ser integrada às câmeras existentes do governo estadual e às privadas, com o objetivo de otimizar o controle da cidade e a identificação de ocorrências”, detalhou o prefeito Cícero Lucena (PP).
As primeiras equipes da Prefeitura já atuam na sede, monitorando câmeras, operando o novo sistema de iluminação e integrando ações de prevenção e controle urbano. A expectativa é de que a tecnologia contribua para mais segurança, eficiência energética e resposta rápida a emergências.