A Paraíba foi apontada pelo segundo ano consecutivo como o Estado mais competitivo do Nordeste, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No cenário nacional, o Estado subiu uma posição e agora ocupa o 11º lugar.
O desempenho paraibano foi impulsionado, sobretudo, pelos pilares de Inovação e Potencial de Mercado. Em inovação, a Paraíba é a primeira do Nordeste e vice-líder no país, puxada pelos investimentos públicos em pesquisa, bolsas de estudo, startups e projetos como o radiotelescópio Bingo, em Aguiar.
No potencial de mercado, o Estado alcançou a 7ª colocação nacional após avançar nove posições. O resultado reflete crescimento econômico, expansão do mercado interno e aumento da força de trabalho disponível.
Os 5 Estados mais competitivos do país são os mesmos desde 2023: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília.
O ranking avalia os 26 estados e o Distrito Federal em dez eixos, entre eles educação, infraestrutura, solidez fiscal, sustentabilidade social e segurança pública.
O estudo é considerado uma das principais ferramentas de diagnóstico e avaliação da gestão pública no Brasil.