O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (26) o novo slogan oficial do governo: “Do lado do povo brasileiro”. A marca substituirá o “União e Reconstrução” e passa a ser adotada em campanhas institucionais até 2026.
O lançamento é uma resposta às articulações da família Bolsonaro nos Estados Unidos contra o país. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem articulado junto ao governo de Donald Trump aplicação de sanções contra o Brasil em retaliação ao julgamento de seu pai, ex-presidente Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado.
Durante reunião ministerial com os 37 ministros, Lula reforçou que a nova identidade busca reafirmar a defesa da soberania nacional e a proteção de empregos brasileiros diante de pressões externas, como o tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
“Se a gente gostasse de imperador, a gente não tinha acabado o Império. O Brasil ainda seria monarquia”, ironizou Lula, pedindo que ministros passem a destacar em seus discursos a soberania como eixo central da comunicação governamental.