O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, voltou a sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e comparou o ex-chefe do Executivo ao líder revolucionário Che Guevara, ao destacar a força eleitoral do bolsonarismo. A declaração foi feita nesta segunda-feira (25), em São Paulo, durante evento promovido pelo grupo Esfera Brasil.
Segundo Valdemar, os processos judiciais contra Bolsonaro só reforçam a fidelidade de seus eleitores. “O eleitor dele é fiel. Estão transformando o Bolsonaro em um Che Guevara, uma figura que, mesmo perseguida, mantém o carisma e é lembrada décadas depois”, disse.
O dirigente também negou que o ex-presidente tenha participado do planejamento de um golpe de Estado em 2023 ou de supostos planos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, os atos de 8 de janeiro não configuraram tentativa de golpe.
Apesar de Bolsonaro estar inelegível até 2030, Valdemar afirmou acreditar que ainda há chance de o ex-presidente ser candidato em 2026. Caso isso não aconteça, assegurou que o PL terá candidatura própria, escolhida por Bolsonaro.