Na manhã desta terça-feira (19), durante a convenção nacional do Progressistas (PP), o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI), saudou o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), como “futuro governador da Paraíba”.
O afago pode ser um sinal de apoio da cúpula nacional do PP ao grupo dos Ribeiro, que disputa com o senador Efraim Filho (União Brasil) o comando da recém-formada federação entre os dois partidos no estado.
No último dia 28 de julho, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) sinalizou que a federação estaria sob seu controle. “Eu gosto mais de agir do que falar”, disse em entrevista à rádio Pop FM.
A oficialização da federação está prevista para a tarde desta terça, quando também deve haver uma definição — ou pelo menos um indicativo mais claro — sobre quem comandará a estrutura federativa na Paraíba.
Mais cedo, reportagem da Folha de S.Paulo apontou que a decisão sobre o controle da federação na Paraíba pode ser tomada até abril de 2026, e que o critério técnico será baseado em quem estiver mais competitivo na disputa pelo governo do estado: Efraim ou Lucas Ribeiro.
Ao @blogmauriliojunior, o senador Efraim Filho comentou o seguinte:
“A matéria da Folha foi muito elucidativa, né”, reforçando a defesa de que a definição só ocorra em 2026.
E mais:
“Prevaleceu a nossa tese, o estatuto traz a regra de que candidatura majoritária será definida apenas em 2026, pela direção nacional. Quem deu prazo, não aconteceu, e começou perdendo”, acrescentou Efraim.
A ver quem estará com a razão nas próximas horas.