Programa ‘Antes que Aconteça’ leva debate sobre violência contra a mulher à Expo Riacho 2025

Camila Mariz destacou a importância de envolver toda a sociedade no combate
COMPARTILHE:
Programa ‘Antes que Aconteça’ discute violência contra a mulher na zona rural

A violência contra a mulher não é um problema restrito às grandes cidades. No campo e em comunidades rurais, ela também está presente, muitas vezes, escondida pela distância e pelo silêncio imposto por questões culturais.

Foi sobre esse cenário e sobre soluções concretas que a coordenadora estadual do Programa Antes que Aconteça, Camila Mariz, falou durante a Expo Riacho 2025, em Riacho dos Cavalos, neste sábado (16).

O evento contou com diversas autoridades, a exemplo do vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, e do prefeito Artur Vieira, e lideranças locais, como o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca da Paraíba, Joaquim Hugo, ex-prefeito de Riacho dos Cavalos.

No auditório da feira, Camila participou de uma roda de conversa sobre prevenção à violência contra a mulher, com foco no enfrentamento dessa questão. Ela apresentou avanços do programa Antes que Aconteça, como a entrega das Salas Lilás e da casa de acolhimento em Campina Grande, bem como, a capacitação de profissionais para o acolhimento das vítimas.

A coordenadora Camila Mariz reforçou que o encontro foi uma oportunidade para dialogar com um público diverso e ampliar o alcance da mensagem: “A violência doméstica não é um tema exclusivo das mulheres. Quando falamos apenas para elas, oferecemos apenas um remédio, não a solução. O Antes que Aconteça é diferente porque atua na causa: trabalha da prevenção à proteção. Todos nós temos mães, filhas, irmãs, mulheres próximas — e queremos que estejam seguras. Também não queremos que nossos filhos se tornem agressores no futuro.

Por isso, esse programa é tão inovador: porque rompe o ciclo da violência antes que ele aconteça.”.

Vitória Costa, primeira-dama e secretária da Mulher do Município, reafirmou a admiração e o apoio ao programa. “Estamos juntas nesse compromisso de proteger e cuidar das mulheres da nossa cidade, e o programa Antes que Aconteça é um passo essencial nessa caminhada.”, disse.

Para o prefeito Artur Vieira, dar voz a essa causa é um passo importante para a igualdade. “Nosso governo tem como prioridade garantir segurança e acolhimento para as mulheres, e esse programa chega para fortalecer essa rede de proteção.”, declarou o gestor.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Esperança: Nobinho Almeida volta atrás e pede desculpa por ofensa pessoal a Thiago Moraes

Esperança: Nobinho Almeida volta atrás e pede desculpa por ofensa pessoal a Thiago Moraes

Ele também pediu perdão à própria família e reconheceu que passou do ponto

Próximo
Palácio da Redenção será reaberto como Museu da História da Paraíba no dia 29

Palácio da Redenção será reaberto como Museu da História da Paraíba no dia 29

Paraíba ganhará museu histórico no prédio onde funcionou sede do governo

Você também pode gostar