João Pessoa enfrentou a maior chuva dos últimos 39 anos nesta sexta-feira (15), com 220.8 mm registrados em apenas 24 horas, segundo a Defesa Civil. É o maior volume desde 1986. A capital foi duramente atingida, ao lado de Cabedelo (304 mm), que também bateu seu recorde histórico, e Bayeux (211 mm).
Na capital, um dos episódios mais preocupantes foi o transbordamento do Rio Jaguaribe, no bairro São José. Vídeos feitos por moradores mostram crianças se banhando no rio, mesmo com o histórico de lançamento de esgoto e poluição grave.
O local é alvo de investigação ambiental. Em junho, o Ministério Público da Paraíba promoveu audiência com órgãos públicos e entidades civis para discutir soluções urgentes para o quadro de degradação do Jaguaribe. Uma das ações já em andamento é a criação de um Fórum Permanente de Acompanhamento.
Outro ponto crítico registrado nesta sexta foi o deslizamento de parte da barreira no bairro do Cabo Branco, nas proximidades do restaurante Gulliver. A encosta cedeu com a força da água e interditou completamente a avenida. A Semob bloqueou o trecho e pede que motoristas evitem a área.
Além disso, dezenas de ruas da capital ficaram alagadas, e a força-tarefa da Prefeitura atua com Defesa Civil, Semob e Seinfra nas ruas.