A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), duas ações distintas de combate à exploração sexual infantojuvenil na internet, em João Pessoa e Campina Grande.
Na capital paraibana, a Operação Discovery 27 cumpriu mandado de busca e apreensão e prendeu em flagrante um investigado pelo crime de armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil, previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O material apreendido será analisado e pode resultar em novas acusações. O nome da operação, “Discovery” (“descoberta”, em inglês), faz referência à busca constante da PF pelos autores desse tipo de crime.
Já em Campina Grande, foi deflagrada a quinta fase da Operação Kori, que também cumpriu mandado de busca e apreensão expedido pela Vara da Infância e Juventude.
O investigado poderá responder pelos crimes de aquisição, armazenamento e eventual compartilhamento de imagens e vídeos de exploração sexual de crianças e adolescentes, tipificados nos artigos 241-A e 241-B do ECA, cujas penas somadas podem ultrapassar dez anos de prisão.
O nome “Kori” remete à figura simbólica “Kori Koto”, associada à proteção da infância em algumas culturas.
As duas ações fazem parte de um conjunto de medidas da Polícia Federal para reprimir crimes sexuais contra crianças e adolescentes na Paraíba e reforçar a prevenção dessas práticas.
A PF alertou pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes no ambiente virtual e físico para protegê-los dos riscos de abuso.