O Procon de João Pessoa autuou, nesta segunda-feira (11), 29 postos de combustíveis por aumento considerado abusivo no preço da gasolina e outros combustíveis na capital.
A operação foi deflagrada pela manhã, após denúncias de que valores haviam subido de forma repentina de R$ 5,80 para R$ 6,29 – reajuste de até 40 centavos – sem que houvesse aumento por parte da Petrobras ou das refinarias.
“Durante o final de semana, alguns postos aumentaram até 40 centavos para o consumidor, o que causou estranheza. Não houve aumento da Petrobras, das refinarias ou no custo operacional. Em todos os postos visitados, não encontramos justificativa plausível, e todos foram autuados”, afirmou o secretário do Procon-JP, Júnior Pires
O secretário destacou que, em alguns casos, os estabelecimentos compraram combustível até mais barato, mas mesmo assim repassaram aumento ao consumidor.
“A justificativa que dão é recomposição de margem de lucro. Mas se não houve aumento de custo, não faz sentido. Estamos também verificando bombas de combustível, lacres e vazão para garantir qualidade e transparência ao consumidor”, acrescentou.
Os postos autuados terão 10 dias para apresentar defesa. Em seguida, o consultor jurídico do Procon analisará os pareceres para aplicação das multas.