O comentarista Octavio Guedes, da GloboNews, criticou o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), ao comentar a crise envolvendo parlamentares bolsonaristas e a tentativa de obstrução da Casa nesta semana.
Para Guedes, o episódio em que Hugo Motta precisou pedir para reassumir sua cadeira no plenário, ocupada pelo deputado Marcel van Hattem (Novo), escancarou sua fragilidade como presidente da Câmara.
“Um presidente da Câmara fraco, desmoralizado, que tem que pedir por favor para sentar na sua cadeira, não é um problema para o centrão, não é um problema para a direita, não é um problema para a esquerda, é um problema de todos nós, é um problema da democracia. O que aconteceu foi perigosíssimo”, afirmou Guedes.
Na avaliação do jornalista, Hugo Motta agiu como um “pato novo”, expressão usada para definir alguém inexperiente, principalmente quando comparado a Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, que enfrentou a mesma crise com mais firmeza.
“O Hugo Motta, pato novo… Ele foi ontem ao plenário no meio da confusão. O Alcolumbre também foi, mas voltou hoje, quando o cenário já estava resolvido. Foi firme, disse que não ia negociar. Você viu alguma especulação de que ele cedeu? Nenhuma.”
Octavio Guedes também criticou a condução política de Motta ao deixar “brechas” durante a crise, reforçando a ideia de que faltou liderança para controlar o impasse com os parlamentares bolsonaristas.