O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em João Pessoa nesta terça-feira (5) para a inauguração do Hospital da Mulher Dona Creuza Pires, entregue pelo governador João Azevêdo (PSB) como parte das comemorações pelos 440 anos da capital paraibana.
Durante a solenidade, Padilha elogiou enfaticamente a estrutura da nova unidade hospitalar, classificando-a como a melhor do Brasil, seja no setor público ou privado.
Segundo o ministro, o Hospital da Mulher representa um novo marco na assistência à saúde da população feminina, indo além do atendimento obstétrico.
“Maternidade como essa aqui não tem no Brasil, seja no setor público ou privado. E o terceiro marco é que o senhor está fazendo tudo isso, melhorando pela maternidade, mas ampliando o cuidado da sua mulher. Para cuidar das mulheres não só quando elas estão grávidas, mas da mulher adolescente que tem algum problema ginecológico, da mulher que já chegou na menopausa, que já atravessou o climatério, da mulher que é vítima do câncer”, declarou.
Padilha ressaltou ainda que o hospital irá atender todas as fases da vida da mulher, desde a adolescência até a maturidade, oferecendo atendimento especializado e serviços como exames, cirurgias e apoio psicológico.
“Esse novo Hospital da Mulher, além de cuidar bem da gestante, com o mesmo carinho, com mais tecnologia, com mais atualização do que era a maternidade, também cuida da mulher em outras etapas da vida dela. Isso, para nós, é um marco, governador, porque a grande obsessão do presidente Lula hoje, na relação à saúde, é a gente reduzir o tempo de espera para o atendimento especializado das pessoas que estão esperando meses para fazer exames, cirurgias ou consultas”, completou o ministro.
O Hospital da Mulher Dona Creuza Pires conta com 203 leitos, maternidade com parto humanizado, centro cirúrgico obstétrico, Banco de Leite Humano, UTIs adulto e neonatal, e atendimento especializado em ginecologia, obstetrícia, mastologia, além de ser referência no atendimento a mulheres vítimas de violência.