O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode entrar em contato com ele “quando quiser”. A declaração foi dada em resposta a uma pergunta da repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo.
Trump não detalhou se haverá diálogo com o governo brasileiro, mas reforçou críticas à atual gestão. “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, disse o republicano.
A fala ocorre dois dias após Trump assinar uma ordem executiva impondo tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. A medida entra em vigor no dia 6 de agosto.
A medida que oficializou o tarifaço foi assinada no mesmo dia em que o governo dos EUA sancionou o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação no STF contra a tentativa de golpe no Estado, com base na Lei Magnitsky, usada para punir autoridades estrangeiras por violações de direitos humanos.
Segundo o governo americano, todos os eventuais bens de Moraes nos EUA estão bloqueados, assim como empresas associadas a ele.