Moraes é sancionado pelos EUA: bens bloqueados e restrição financeira sob Lei Magnitsky

Moraes poderá ter bens bloqueados em território americano
COMPARTILHE:
Donald Trump e Jair Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi alvo de sanções por parte do governo dos Estados Unidos nesta quarta-feira (30).

A medida foi oficializada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), ligado ao Departamento do Tesouro dos EUA, com base na Lei Magnitsky — legislação usada para punir estrangeiros acusados de corrupção ou violações de direitos humanos.

A sanção contra Moraes ocorre em meio a críticas de parlamentares norte-americanos conservadores sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil. Moraes é o relator da ação que tornou Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

No último dia 18, o senador americano Marco Rubio — influente entre parlamentares trumpistas — já havia anunciado a revogação de vistos de ministros do STF e de seus familiares, citando Moraes nominalmente. Em maio, Rubio havia antecipado que sanções estavam sendo “seriamente consideradas”.

“Isso está sendo analisado neste momento, e há uma grande, grande possibilidade de que aconteça”, declarou o senador em audiência no Congresso dos EUA.

A Lei Magnitsky foi criada em 2012 em homenagem ao advogado russo Sergei Magnitsky, que morreu sob custódia após denunciar corrupção de agentes do governo russo. Desde então, a legislação passou a ser usada de forma global para penalizar autoridades estrangeiras envolvidas em supostos abusos de poder.

Com a sanção, Moraes poderá ter bens bloqueados em território americano, além de ser impedido de manter relações financeiras com instituições sob jurisdição dos EUA.

O STF ainda não comentou oficialmente a sanção.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
STJ nega habeas corpus e mantém prisão de Antonio Ais e Fabrícia, da Braiscompany

STJ nega habeas corpus e mantém prisão de Antonio Ais e Fabrícia, da Braiscompany

STJ manteve o entendimento do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Próximo
Sem bens nos EUA, Moraes trata sanções de Trump com indiferença

Sem bens nos EUA, Moraes trata sanções de Trump com indiferença

Segundo O Globo, Moraes trata com indiferença as medidas dos EUA

Você também pode gostar