Em pronunciamento oficial em rede nacional de rádio e TV nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Lula classificou a iniciativa como uma “chantagem inaceitável” e afirmou que o governo brasileiro tentou diálogo antes de receber, como resposta, ameaças infundadas.
— Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos — afirmou Lula, referindo-se à carta enviada por Trump.
O presidente também defendeu o sistema judiciário brasileiro, que vem sendo criticado pelo presidente norte-americano por conta do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Lula, tentar interferir nas instituições jurídicas do país representa um “grave atentado à soberania nacional”.
Além de se posicionar contra as tarifas, Lula fez críticas diretas a políticos brasileiros que, segundo ele, têm apoiado as medidas de Trump.
Sem citar nomes, o presidente chamou esses parlamentares de “traidores da pátria” e afirmou que eles estão mais preocupados em criar instabilidade do que com os prejuízos à economia nacional.
No mesmo pronunciamento, Lula também defendeu o sistema Pix, alvo de uma investigação anunciada pelos EUA. O governo americano não mencionou o nome do Pix diretamente, mas citou serviços de pagamento eletrônico operados por Estados.
— O Pix é do Brasil. É um patrimônio do povo. Não aceitaremos ataques ao Pix — enfatizou o presidente.