STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Foto: Douglas Gomes / Presidência da Câmara dos Deputados)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

No mês passado, o decreto foi suspenso após votação do Congresso. Após a deliberação, o PSOL, o PL e a Advocacia-Geral da União (AGU) entraram com ações na Corte e levaram a discussão do caso para o Supremo.

O decreto fazia parte de medidas elaboradas pelo Ministério da Fazenda para reforçar as receitas do governo e atender às metas do arcabouço fiscal. No fim de maio, o presidente Lula editou um decreto que aumentava o IOF para operações de crédito, de seguros e de câmbio.

Diante da pressão do Congresso, o governo editou, no início de junho uma medida provisória com aumento de tributos para bets (empresas de apostas) e para investimentos isentos.

A medida provisória também prevê o corte de R$ 4,28 bilhões em gastos obrigatórios neste ano. Em troca, o governo desidratou o decreto do IOF, versão que foi derrubada pelo Congresso.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Lula veta aumento de deputados e devolve desgaste político ao Congresso; Paraíba pode perder duas cadeiras

Lula veta aumento de deputados e devolve desgaste político ao Congresso; Paraíba pode perder duas cadeiras

85% dos brasileiros se declararam contrários à ampliação no número de

Próximo
Sintab leva demandas dos trabalhadores à 6ª Conferência Estadual das Cidades

Sintab leva demandas dos trabalhadores à 6ª Conferência Estadual das Cidades

A diretora do Sintab Mary Priscila e a direção de Queimadas, Lucinha Alves e

Você também pode gostar