A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar da Paraíba, deflagrou nesta quarta-feira (16) a Operação Afetação, com foco em desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro.
O que chama a atenção, além dos crimes, é o padrão de vida elevado mantido por alguns dos alvos da operação.
De acordo com as investigações, os envolvidos ostentavam carros de luxo, imóveis em condomínios fechados, viagens e artigos de grife, simulando uma rotina de status e sucesso financeiro.
A operação foi batizada de “Afetação” justamente por esse comportamento artificial e forçado, que não condizia com a realidade econômica dos suspeitos — sustentada, segundo os órgãos de segurança, por atividades ilícitas.
Ao todo, estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, 6 ordens de prisão temporária e bloqueios judiciais de imóveis, veículos e valores financeiros.
As ações ocorrem em bairros de João Pessoa como Valentina Figueiredo, Muçumagro e Oitizeiro, além dos municípios de Conde e Cruz do Espírito Santo.
As autoridades investigam como o grupo teria estruturado um esquema para injetar dinheiro sujo na compra de bens de alto valor com o objetivo de mascarar sua origem criminosa