O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou nesta quarta-feira (16) o projeto de lei que previa o aumento do número de deputados federais de 513 para 531 já a partir da próxima legislatura. A proposta é de relatoria do deputado paraibano Damião Feliciano (União Brasil). Com o veto, a Paraíba pode perder duas vagas em sua bancada.
Com o veto, Lula transfere ao Congresso o desgaste político de uma medida impopular. Segundo pesquisa Genial/Quaest, 85% dos brasileiros se declararam contrários à ampliação no número de parlamentares, mesmo diante da decisão do STF, que havia determinado a readequação das cadeiras com base nos dados demográficos do país.
A decisão presidencial ocorre no momento em que Lula apresenta sinais de recuperação em sua popularidade e busca evitar novos desgastes junto à opinião pública. O impacto orçamentário estimado da medida era de até R$ 150 milhões, com efeitos também nas assembleias legislativas estaduais. Agora, caberá ao Congresso decidir se mantém ou derruba o veto.