A avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou crescimento, de acordo com nova pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (15). A alta ocorre dias após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Reveja: O que Hugo Motta e Donald Trump têm em comum?
Segundo o levantamento, a aprovação de Lula subiu para 49,7%, contra 47,3% no mês anterior. A desaprovação caiu de 51,8% para 50,3%. A pesquisa ouviu 2.841 pessoas entre os dias 11 e 13 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Além disso, a percepção sobre o governo também melhorou. Em julho, 43,4% dos entrevistados classificaram a gestão como ótima ou boa — um crescimento em relação aos 41,6% registrados em junho.
Para 62,2% dos entrevistados, a medida de Trump é injustificada. A maioria acredita que a decisão tem motivação política, ligada ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O presidente Lula afirmou que pretende acionar a Lei da Reciprocidade Econômica para responder à tarifa, o que pode incluir sobretaxas sobre importações norte-americanas e revisão de acordos bilaterais.