O deputado federal André Janones (Avante-MG) teve seu mandato suspenso por três meses nesta terça-feira (15) pelo Conselho de Ética da Câmara, após se envolver em uma confusão com parlamentares da oposição durante sessão no plenário.
Veja: Deputado paraibano é acusado por Janones de agressão com chute no plenário da Câmara; assista
Na semana passada, durante discurso do também deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), Janones, posicionado entre deputados da direita, acabou empurrado, xingado e, segundo ele, foi vítima de apalpação em suas partes íntimas. “Começaram a me apalpar, a pegar no meu pênis”, declarou o deputado.
O relato provocou risos de parlamentares bolsonaristas presentes, como Helio Lopes, Carlos Jordy e Osmar Terra. Até mesmo o presidente da sessão, Fábio Schiochet (União-SC), não conteve a reação. Imagens também mostraram o deputado paraibano Cabo Gilberto (PL) atingindo Janones por trás com um chute nas pernas.
A suspensão de Janones foi aprovada por 15 votos a 3 e tem efeito imediato, com corte de salário e verbas parlamentares. Um processo de cassação será aberto em seguida, seguindo rito tradicional.
Janones afirma que irá recorrer da punição e denunciou o clima de violência e deboche que domina parte da bancada bolsonarista na Casa. Segundo ele, a agressão teve motivação política, em meio ao debate sobre a sobretaxa imposta pelos EUA ao Brasil.