O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB) reagiu com duras críticas à tarifa de 50% anunciada por Donald Trump contra exportações brasileiras. Ele classificou o presidente norte-americano como uma “figura caricata” e “doidivanas”, e defendeu uma resposta institucional do Congresso Nacional ao que considerou uma medida “descabida”.
“Eu vou instar o presidente Davi Alcolumbre para que o Senado se pronuncie. Isso é um caso que requer um posicionamento institucional do Congresso, mesmo vindo de uma figura caricata. Nada disso nos surpreende, vindo de alguém que acha que o mundo deve se ajoelhar aos caprichos norte-americanos”, afirmou Veneziano, em entrevista à Rede Mais Rádio.
O senador ainda criticou o comportamento de Trump frente à ordem mundial e ao comércio internacional. “Ele não entende o multilateralismo, não valoriza a diplomacia, e age com desprezo até pelos próprios destinos da sua nação. Pode haver prejuízo para o Brasil, sim, mas também temos mecanismos de reação. E a pergunta é: até onde isso vai?”, completou.