A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (8), mais uma operação contra o desvio de verbas públicas oriundas de emendas parlamentares. O alvo desta vez é o estado do Ceará. Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido no gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A investigação apura a existência de uma organização criminosa que negociava emendas com prefeituras cearenses, em troca de vantagens indevidas. Segundo a PF, a atuação envolvia fraudes em licitações e movimentações suspeitas de recursos, com possível participação de agentes políticos e gestores municipais.
Ao todo, foram expedidos 15 mandados de busca em seis cidades — incluindo Fortaleza, Canindé e Nova Russas. Também foi determinado o bloqueio de R$ 54,6 milhões de contas ligadas aos investigados.
As suspeitas envolvem crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e captação ilícita de votos. O inquérito passou a tramitar no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolver parlamentar com foro privilegiado.
A ação acontece menos de duas semanas após a PF deflagrar outra operação semelhante na Bahia, envolvendo prefeitos e o deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA), sob a mesma suspeita: liberação de emendas em troca de propina.