Trump critica ações contra Bolsonaro e diz que Brasil vive “caça às bruxas”: “vou acompanhar de perto”

Presidente dos EUA diz que o Brasil está fazendo “algo terrível” com o ex-presidente
COMPARTILHE:
Donald Trump e Jair Bolsonaro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta segunda-feira (7) uma mensagem em sua rede social, a Truth Social, em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Trump afirmou que Bolsonaro está sendo perseguido e classificou as ações contra ele como uma “caça às bruxas”.

Sem citar diretamente os processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), Trump disse que o Brasil está fazendo “algo terrível” com o ex-presidente, que atualmente é réu por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Vou acompanhar muito de perto essa CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”, escreveu.

Bolsonaro é réu por tentativa de golpe

Em março, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade tornar réus o ex-presidente e mais sete aliados por tentativa de golpe em 2022. Os cinco ministros votaram para aceitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

No dia 10 de junho, Bolsonaro prestou depoimento. Ele negou as principais acusações, buscou contextualizar reuniões com militares, admitiu exageros na retórica contra o sistema eleitoral e afirmou que não teve qualquer envolvimento com planos ilegais.

Em 27 de junho, a ação penal que apura a participação do núcleo político e operacional na trama golpista para manter Bolsonaro no poder avançou para a fase final no STF.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, encerrou a chamada fase de instrução processual e determinou a abertura das alegações finais, etapa em que as partes — acusação e defesas — podem apresentar as últimas considerações antes do julgamento.

Até o momento, 497 pessoas foram condenadas pelo STF por tentativa de golpe de Estado em 2022. A maior parte foi considerada culpada pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, dano qualificado, golpe de estado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. Oito pessoas foram absolvidas.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Projeto que proíbe uso de animais em testes de cosméticos deve chegar ao plenário da Câmara nesta semana

Projeto que proíbe uso de animais em testes de cosméticos deve chegar ao plenário da Câmara nesta semana

Responsável pela relatoria do projeto que proíbe o uso de animais em testes de

Próximo
Lula a Trump: “Dê palpite na sua vida, e não na nossa”

Lula a Trump: “Dê palpite na sua vida, e não na nossa”

Declaração foi feita após Trump dizer que Bolsonaro é alvo de uma “caça às

Você também pode gostar