Técnicos do Ibama criticam nomeação de aliado de Ricardo Coutinho como novo superintendente na Paraíba

Servidores apontam desvalorização técnica e criticam interferência política
COMPARTILHE:
Nino Amazonas novo superintendente do Ibama

A nomeação de Nino Amazonas como novo superintendente do Ibama na Paraíba provocou reação negativa entre servidores do órgão ambiental. Em nota conjunta divulgada à imprensa nesta quarta-feira (2/7), a ASCEMA Nacional e a Asibama-PB, entidades que representam servidores da carreira ambiental, afirmaram que a escolha representa mais uma interferência política e uma desvalorização do corpo técnico da autarquia.

Indicado pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PT), Nino Amazonas assume o cargo após anos em que a função vinha sendo exercida interinamente por um servidor de carreira, Geandro Guerreiro Pantoja. Mesmo com o cargo vago oficialmente, Pantoja era o responsável pela condução da superintendência na Paraíba, sendo elogiado pelas entidades pelo trabalho técnico realizado desde o início da atual gestão.

“A desvalorização da expertise de servidores efetivos parece indicar que é pré-requisito para ocupar funções importantes no Ibama ‘não ser servidor’”, criticam os técnicos, que também agradecem o trabalho desenvolvido por Pantoja no estado.

Confira a nota completa

A ASCEMA Nacional e a Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e PECMA na Paraíba, que representam servidores do IBAMA, ICMBio, MMA e SFB, comunicam que estão cientes da movimentação política para o cargo de Superintendente do IBAMA no estado.

Infelizmente, apesar de apregoar que valoriza o servidor público, inclusive da área ambiental, o governo optou outra vez por desconsiderar o trabalho que vem sendo realizado pelo quadro técnico da própria instituição desde o início da atual gestão.

Apesar do excelente trabalho sendo realizado, o cargo de Superintendente constou na página institucional do IBAMA até então como VAGO e o servidor de carreira que exercia a função interinamente é citado como substituto, embora exercesse as funções de Superintendente a anos. A desvalorização da expertise de servidores efetivos parece indicar que é pré-requisito para ocupar funções importantes no IBAMA “não ser servidor!”.

Diante do exposto, agradecemos e reconhecemos o trabalho do colega Geandro Guerreiro Pantoja nesse período de retomada das atividades do Ibama na Paraíba, que sai da função de superintendente com o trabalho de gestão bem encaminhado.

Brasília, 30/06/2025
ASCEMA Nacional / Asibama – Paraíba

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Pollyanna reforça pré-candidatura a deputada federal e destaca liderança de João Azevêdo

Pollyanna reforça pré-candidatura a deputada federal e destaca liderança de João Azevêdo

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano e secretária de mulheres do PSB

Próximo
Justiça condena Unimed Campina Grande a fornecer home care e pagar R$ 100 mil a paciente com Alzheimer e Parkinson

Justiça condena Unimed Campina Grande a fornecer home care e pagar R$ 100 mil a paciente com Alzheimer e Parkinson

Juiz destacou que planos de saúde não podem limitar tratamentos

Você também pode gostar