O presidente da Câmara dos Deputados, paraibano Hugo Motta (Republicanos), demonstrou insatisfação com a circulação de vídeos gerados por inteligência artificial que fazem sátira à sua figura pública. Os conteúdos viralizaram nas redes sociais desde a última terça-feira (1), com o personagem fictício “Hugo Nem Se Importa”, inspirado no deputado paraibano.
Segundo o jornalista Valdo Cruz, da GloboNews, o parlamentar está “muito irritado” com as peças satíricas, que simulam cenas como um jantar com empresários, em referência ao evento real oferecido por João Doria, ex-governador de São Paulo, na última segunda-feira (30). No vídeo, o personagem é apresentado como alguém que “só se importa com os ricos”, em alusão à recente atuação de Motta no Congresso.
O deputado foi alvo de críticas após liderar a derrubada do decreto presidencial que aumentava o IOF, medida mal recebida por empresários de elite. Ele também tem sido apontado por sua participação em articulações para ampliar o número de parlamentares, o fundo partidário e repasses a setores empresariais de energia, o que pode impactar na conta de luz.
Um dos vídeos com IA mostra o personagem satírico bebendo uísque direto da garrafa, cena que remete a imagens reais de Hugo Motta em festa no São João de Patos, registradas neste ano. Para aliados do deputado, as peças são ofensivas e politicamente motivadas.