A Paraíba foi reconhecida como o estado mais seguro do Nordeste e o sétimo do Brasil no ranking nacional de competitividade em segurança pública. Os dados constam na edição 2024 do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado na última sexta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com base em indicadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
A classificação leva em consideração o número proporcional de roubos por 100 mil habitantes, além de avaliar a capacidade dos estados em promover ações de prevenção, inteligência policial e integração entre as forças de segurança. O bom desempenho da Paraíba reflete uma política de segurança baseada em dados e planejamento estratégico.
O secretário estadual da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, atribuiu o resultado ao trabalho integrado das polícias, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos do setor. Ele destacou a valorização profissional, o uso eficiente dos recursos públicos e o monitoramento constante de indicadores como pilares da atual gestão na área.